Pre-loader
JUN16
Saúde Mental e Estilo de Vida: Os Seis Pilares 0

Saúde Mental e Estilo de Vida: Os Seis Pilares

Postado por Dr. Leandro Paulino da Costa

Saúde Mental e Estilo de Vida: Os Seis Pilares

Nos últimos anos, o impacto do estilo de vida na saúde vem ganhando espaço nas discussões médicas e nos consultórios. Cada vez mais, entende-se a importância de bons hábitos associados a boas terapêuticas (medicamentos, psicoterapia, entre outros) para que o paciente tenha um melhor desfecho em um tratamento.

A primeira vez que o termo Medicina do Estilo de Vida foi utilizado foi no final da década de 1980 e se referia ao impacto de bons hábitos em paciente tratamento doenças oncológicas. De lá para cá, este termo passou a ser usado em diversas publicações que comporiam a base de uma nova especialidade médica, que recebe justamente o nome de Medicina do Estilo de Vida.

No Brasil, esta ainda não é considerada uma especialidade médica formal, mas muitos de nós médicos utilizamos seus conceitos para uma prática clínica mais completa e personalizada.

Na psiquiatria não poderia ser diferente: aliar bons hábitos ao tratamento psiquiátrico é sempre o melhor caminho.

Abaixo, trago os seis pilares da Medicina do Estilo de Vida e sua influência na saúde mental.

1 - Nutrição

A alimentação está diretamente relacionada ao surgimento e a manutenção de diversos quadros psiquiátricos. As evidências científicas apontam cada vez para a importante do equilíbrio do sistema intestino-cérebro-microbiota para a saúde mental.

2 - Sono

Uma noite de sono bem aproveitada restaura funções cognitivas, regula secreções hormonais, restaura o sistema imunológico entre outros benefícios que impactam diretamente no funcionamento de medicamentos psiquiátricos.

3 - Exercício físico

Além do benefício cardiovascular, seu benefício na psiquiatria envolve regulação de sistema dopaminérgico (diretamente relacionado a motivação, planejamento, resiliência, redução de ansiedade) entre outras regulações de neurotramissores. Aumenta também a rede de apoio social e a conectividade com outras pessoas. 

4 - Combate ao tabagismo e uso de álcool com moderação

Essas substâncias cobram um alto preço metabólico, comprometendo a saúde como um todo e diminuindo as chances de se cultivar bons hábitos nas outras esferas apresentadas. Além disso, essas substâncias têm ação em sistema nervoso central, provocam dependência e desregulam os sistemas de recompensa do nosso cérebro, o que podem precipitar quadros psiquiátricos. Por isso a redução ou a extinção do consumo é tão importante.

5 - Manejo de estrese e felicidade

Práticas como yoga, mindfulness e meditação já foram consideradas uma "perfumaria", mas hoje em dia devem fazer parte do dia a dia das pessoas. Estamos expostos não só a elevados níveis de estresse cotidiano, mas também a diversos ativadores de recompensa de curto prazo (mídias sociais, jogos online, aplicativos de comida, pornografia) que aumentam os níveis de ansiedade e diminuem a percepção de felicidade. Por isso, práticas que envolvam atividades mais lentas, consistentes e atividades de contemplação são importantes para recalibrar nosso sistema de recompensa e recuperar o entendimento de vida plena.

6 - Relacionamentos interpessoais

A solidão e o isolamento estão associados à piora de praticamente todos os parâmetros de saúde, inclusive a saúde mental. Cultivar uma rede de apoio, interagir em atividades presenciais, preservar as relações familiares são fundamentais para manter a qualidade de vida

Lembre-se desses pilares e coloque em prática todos os que conseguir. Quanto mais pilares uma construção tiver, mais sólida e duradoura ela será

IMPORTANTE: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Agende uma consulta para maiores informações.

Voltar Voltar

Nenhum Comentário foi enviado ainda.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Campos de preenchimento obrigatório marcados com asterisco.