Postado por Dr. Leandro Paulino da Costa
É muito comum ouvirmos falar em depressão e ansiedade. Estes são duas das patologias mais comuns do dia a dia de um psiquiatra. Ambos os quadros possuem seus próprios sintomas que, caso se apresentem em grande número e por muito tempo, recebem o nome de transtorno ansioso e transtorno depressivo. Porém, existe um grupo grande de pessoas que apresentam os dois grupos de sintoma ao mesmo tempo e é esse grupo que vai receber o diagnóstico de transtorno misto ansioso depressivo
Este quadro, identificado pela Classificação Internacional de Doenças, 10ª edição (CID-10) pelo código F41.2, está listado no capítulo das doenças da ansiedade. isso se dá pois o mais frequente é o quadro se iniciar com sintomas ansiosos, tais como preocupação excessiva, pensamentos ruminativos, dificuldade de desligar a mente, tremores, taquicardia e respiração ofegante, entre outros. Por diversos motivos, alguns pacientes não dão importância para este quadro, e seguem a vida sem buscar tratamento.
Porém, o transtorno ansioso não tratado cobra um preço alto: o estado de ansiedade mantém o sistema adrenérgico ativado constantemente. Este estado do corpo, que é mediado pela adrenalina e noradrenalina, provoca aumento de tônus muscular, aumento do estado de alerta, da angústia e do medo e, consequentemente, aumenta o consumo de energia e promove uma fadiga neuronal. Com esse "cansaço mental" induzido pela ansiedade, surgem os primeiros sintomas de tristeza, desânimo, falta de vontade de fazer as coisas, apatia etc. Fazendo uma analogia, nosso cérebro vira um motor que fundiu pelo excesso de uso em condições inadequadas e os sintomas de depressão são a consequência dessa máquina exaurida.
A parte boa dessa história é que, mesmo nessas condições, é possível tratar o paciente e recuperá-lo de maneira total. Muitas vezes são necessários medicamentos associados à terapia, para que seja possível reabilitar o indivíduo e trazer autoconhecimento e ferramentas para evitar que esse estado volte a acontecer.
E você? Vai fazer a revisão da sua máquina ou vai esperar o motor fundir?
IMPORTANTE: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Agende uma consulta para maiores informações.
Seja o primeiro a comentar!