Postado por Dr. Leandro Paulino da Costa
A escala de Hamilton para ansiedade é uma escala muito utilizada em estudos científicos. Ela não serve para fazer diagnósticos de transtornos ansiosos ou ansiedade patológica e não foi desenvolvida para ser aplicada em forma de autoteste, mas ajuda o paciente a reconhecer o quadro e dá uma estimativa sobre sua gravidade.
Esta escala é gratuita e de domínio público, podendo facilmente ser encontrada na internet.
Ela consiste em 14 itens e as respostas podem ser feitas usando uma escala de 0 a 4, onde zero é "sintoma ausente" e 4 é "muito severo".
A pontuação máxima é 56, onde resultados menores de 17 indicam quadro leve, resultados entre 18 e 24 indicam quadro leve para moderado, pontuações entre 25 e 30 indicam quadro moderado a grave e pontuações acima de 30 indicam quadros graves de ansiedade.
Para que você conheça quais são os itens, deixarei 13 deles listados abaixo. O 14º é uma avaliação feita pelo profissional que aplica a escala, e, portanto, não faz sentido em um autoavaliação.
Caso sua pontuação seja inferior a 17, mas o quadro traz prejuízos para a sua vida, é recomendável pelo menos um acompanhamento psicoterápico. Caso a pontuação seja maior do que 17, é recomendável uma consulta com psiquiatra, pois existe grande chance de se tratar de uma ansiedade patológica que precisará de tratamento específico. Caso queira entender mais sobre ansiedade, clique aqui e acesse o post onde tiro as dúvidas mais frequentes sobre este tema.
IMPORTANTE: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Agende uma consulta para maiores informações.
Seja o primeiro a comentar!