Pre-loader
JAN10
Depressão: Tudo O Que Você Precisa Saber 0

Depressão: Tudo O Que Você Precisa Saber

Postado por Dr. Leandro Paulino da Costa

Depressão: tudo o que você precisa saberZ|

Quando suspeitar de depressão? Como saber se você está com depressão?

A depressão é uma síndrome, que reúne vários critérios diagnósticos (clique aqui para saber mais sobre diagnóstico de depressão). Caso você tenha vários sintomas correspondentes ao quadro por pelo menos 2 semanas, é possível que você tenha um quadro de depressão.

O que causa a depressão?

Esta é uma doença multifatorial e seu surgimento está relacionada a uma combinação de fatores. Questões sociais, ambientais e fatores genéticos influenciam no risco de desenvolver o quadro. Se você tem pais ou irmãos com depressão, o risco de desenvolver a doença aumenta consideravelmente. Outros fatores como falta de dinheiro, insegurança, desemprego, crises conjugais, falecimento de pessoas com forte vínculo afetivo podem aumentar o risco da doença.

O que acontece com o corpo quando se tem depressão?

A maior mudança que acontece durante a depressão ocorre dentro do nosso cérebro. Ocorre uma situação de inflamação das vias cerebrais que respondem a um neurotransmissor chamado serotonina. Essas vias conectam diversas partes do cérebro ao neo-córtex, camada responsável pela consciência. O baixo funcionamento dessas vias cerebrais promove uma consciência doente, e gera os primeiros sintomas depressivos. Parte das vias cerebrais doentes são responsáveis pela comunicação dos neurônios do córtex pré-frontal, região responsável pela tomada de decisões e que é responsável por transformar pensamentos em ações. Por isso que a pessoa com depressão tem uma consciência de si deturpada e recheada de negativismos e pessimismos e grande parte das vezes tem dificuldade de fazer as coisas por mais simples que possam ser. Não se trata de frescura, e sim de uma inflamação cerebral.

Como se comporta uma pessoa com depressão?

Pacientes com depressão podem se comportar de várias maneiras diferentes. De maneira geral, pessoa deprimida enxerga um mundo cinza, sem graça, sem sentido, tende a se afastar dos amigos e da família. Mas além daquele arquétipo clássico da pessoa entristecida, que não sai da cama, que tem pensamentos suicidas e não se alimenta bem, existem pessoas que disfarçam bem, trabalham, interagem com colegas e até viajam. Apesar de conseguirem desempenhar essas funções, têm dificuldade de ter alegria no que faz.

Qual é o tratamento mais moderno para depressão?

É uma combinação de medicamentos e psicoterapia. A avaliação psiquiátrica serve para fechar diagnóstico, estimar a gravidade e propor o melhor tratamento de maneira individualizada para cada paciente.

Quanto tempo leva para se curar de uma depressão?

Se não for feito nenhum tratamento, o tempo médio de cura espontânea para um episódio depressivo é de dois anos. Com o tratamento, é possível reduzir ou até mesmo curar os sintomas em até duas semanas. Vale lembrar que a melhora dos sintomas não significa o fim do tratamento: é necessário realizar a fase de manutenção do tratamento, no qual o paciente mantém o medicamento por um tempo mais prolongado, com intuito de evitar uma recaída.

Quem tem depressão pode trabalhar normalmente?

Depende. Alguns quadros são severos e o paciente precisa de afastar do trabalho. Porém, na maioria dos casos quem tem depressão pode ter uma vida normal.

Como lidar com a depressão sozinho?

A depressão não se trata sozinha. Assim como não se trata um infarto sozinho ou uma apendicite sozinho, lembre-se que estamos falando de uma doença grave, complexa e que exige atenção profissional. Não se apegue a estigmas, caso suspeite estar com depressão, procure um médico psiquiatra imediatamente.

IMPORTANTE: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Agende uma consulta para maiores informações.

Voltar Voltar

Nenhum Comentário foi enviado ainda.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Campos de preenchimento obrigatório marcados com asterisco.